Pesquisar este blog

APARELHOS QUE... QUASE... MUDARAM O MUNDO.

Esse aparelho que mais parece um rádio antigo, na verdade é uma televisão, TV RCA modelo 630TS, de 1946, ano em que começou a ser comercializada este que é considerado o primeiro aparelho de televisão popular. Nesta época, a transmissão de imagens não conseguia chegar às residências fixadas em pontos elevados, assim em 1948 surgiu a TV A CABO, mas isso é outra estória.
Qual jovem da década de oitenta não sonhava em ter um Walkman? O que, você não sabe o que é Walkman? Traduzindo: O Walkman era o Ipod, Mp3player dos anos oitenta. Esse aqui é o Cassette Player Sony Walkman TPS-L2 (1979).
Na época de seu lançamento, em 1996, o telefone móvel celular StarTAC da Motorola era o menor e mais leve do mundo. Pesava apenas 88 gramas.

A Camera Kodak Brownie 127 foi fabricada nos EUA a partir de 1953. O detalhe é que, para se obter bons negativos e consequentemente boas fotografias, era imprecindível ter um dia ensolarado, uma diatância minima de 1,50m e que a paisagem ou o fotografado estivesse imóvel.

O IBM PC, Personal Computer ou Computador Pessoal, foi a versão original e progenitor da plataforma de hardware dos "IBM PC compatíveis". Lançado em 1981, o modelo original recebeu a denominação IBM 5150.

O modelo HR-3300, foi o primeiro videocassete lançado pela JVC nos EUA, em 1976, logo depois da Sony lançar o Betamax. As duas empresas mantiveram por quase dez anos uma “guerra” pior do que a recente Blu-ray vs. HD-DVD. A JVC ganhou a parada, ajudada pela Panasonic, mas não adiantou muito, considerando-se a situação da empresa hoje, praticamente desaparecida do mercado e tendo que se juntar à Kenwood. Segundo o jornal, nos últimos 32 anos foram fabricados mais de 900 milhões de videocassetes, sendo 50 milhões com a marca JVC. Em 2000, eram mais de 6 milhões por ano, só no Japão; em 2007, cerca de 280 mil.
Como ocorre hoje com os toca-discos de vinil, que ganharam status de “obras de arte”, não duvido nada que daqui a alguns anos alguém relance o velho VCR como “item de colecionador”.

8-milímetro de filme na câmera Bell & Howell Director, modelo Série 414 Zoomatic, 1962, que passaram a oferecer a captação de áudio nas filmagens, porém eram muito mais caras. Apesar desta limitação, ambas podiam filmar à cores. Antes do vídeo cassete, algumas pessoas mais entusiasmadas pelas novas tecnologias recorriam a este tipo de equipamento para registrarem seus momentos familiares, era portanto um hobby amador da classe média, dos pequenos burgueses, etc.

O Atari 2600 foi um video game projetado e lançado em 1977 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil. Considerado um símbolo cultural dos anos 80, foi um fenômeno de vendas no Brasil entre os anos de 1984 a 1986 e seus jogos permanecem na memória de muitos que viveram a juventude nesta época.

O forno de microondas é uma invenção da II Guerra Mundial, criada para descongelar rapidamente o alimento armazenado destinado às tropas americanas. A conquista do microondas pelas donas de casa ocorreu por volta de 1967, nos Estados Unidos.

A série de aparelhos telefônicos Western Electric 500, foi o padrão de estilo dos telefones domésticos no final de 1949 nos EUA. E até hoje modelos semelhantes ainda são fabricados, devido a sua confiabilidade do mercado consumidor.

Nenhum comentário: