Pesquisar este blog

VENTILADOR SEM HÉLICES

Essa dica recebi por e-mail do amigo Ivan César. Em forma de um grande aro, aparelho usa mecanismo inovador para gerar fluxo de ar sem o auxílio de pás, hélices.
A empresa Dyson lançou um ventilador que não utiliza as tradicionais pás para gerar vento. Em forma de um grande aro, a engenhoca usa um mecanismo que passa o fluxo de ar por um impulsor, que multiplica sua força em 15 vezes, expelindo-o através de uma espécie de rampa em forma de aerofólio.
O planejamento e a construção do novo ventilador consumiram 4 anos de estudos, com a realização de centenas de simulações para avaliar e otimizar o anel e a rampa em forma de aerofólio. As flutuações de ar foram mapeadas por um aparelho chamado Laser Doppler Anemometry (Anemometria por efeito Doppler usando laser).
De acordo com o inventor, a rampa é a chave para a existência do ventilador sem pás. “Nós descobrimos que o efeito indutor, ou multiplicador, também poderia ser aumentado passando o fluxo de ar por uma rampa”, diz ele. “Então, neste ponto, a idéia de um ventilador sem pás tornou-se uma possibilidade real. Este foi o jeito encontrado para criar uma corrente de ar sem turbulência e, desta forma, pudemos nos livrar das pás.”
Analistas dizem que, além da tecnologia já ser utilizada em turbinas de aviões, o impulsor possui pás, o que torna a alcunha de “ventilador sem pás” uma jogada de marketing. Mesmo assim, a utilização do dispositivo para uso doméstico impressiona, haja visto a reação das pessoas ao aparelho (tinyurl.com/airreacao). As pás estão escondidas na base do ventilador, inacessíveis quando o gadget está em operação.
O Air Multiplier possui dois tamanhos: 10 e 12 polegadas. O menor pode ser encontrado em duas cores, enquanto o maior possui apenas uma opção de cor. Os modelos possuem um botão que controla o fluxo de ar e podem ser programados para girar. O ventilador pode ainda ser inclinado, bastando apenas empurrar o anel para frente ou para trás. Em baixa velocidade, o Air Multiplier é bastante silencioso, mas faz um barulho alto em altas velocidades.
A equipe do site CNET testou a versão maior e ficou bastante impressionada. Segundo os jornalistas, uma das vantagens do aparelho é eliminar a preocupação dos pais com possibilidade de as crianças machucarem os dedos nas pás do ventilador. E também não há a necessidade de limpeza de pás. Basta passar um papel ou um pano em volta do “amplificador” para remover a sujeira acumulada.
Ao NewYorkTimes,
Dyson explicou que o novo ventilador proporciona uma experiência mais agradável que a dos aparelhos tradicionais, que criam uma corrente de ar irregular e possuem pás que freqüentemente ficam sujas. E é mais limpo e menos poluidor que o ar condicionado, que usa mais energia e gases fluorcarbonetos, prejudiciais ao meio ambiente.
“Você tem um enorme consumo de energia e um potencial risco de saúde usando o ar condicionado – então, por que não abrir a janela e ter um momento agradável?”, disse Dyson em entrevista por telefone ao jornal.
Mas tanta inovação, beleza e preocupação ambiental tem um preço bem salgado. O modelo menor custa 299 dólares, enquanto o maior custa 329 dólares, cerca de dez vezes mais do que os aparelhos comuns.
Vídeos com o inventor James Dyson mostrando o funcionamento do aparelho estão disponível nos atalhos tinyurl.com/airmultiplier e tinyurl.com/airwork.
FONTE: www.geek.com.br

Um comentário:

Ericki disse...

sobre o problema da parceria, já foi resolvido.
Desculpe o transtorno