Pesquisar este blog

CURRÍCULO: O QUE NÃO COLOCAR NELE.

1. Informar número de documentos
Mencionar número do RG, CPF ou outros documentos oficiais é uma "perda de tempo". No primeiro momento, o recrutador quer mesmo é bater o olho no resumo de suas qualificações.
2. Colocar foto
Só envie a foto se a empresa pedir. Colocar a imagem no currículo sem ser solicitado pode soar negativo. Alguns profissionais não têm muita noção e colocam uma foto que poderia ser postada no Facebook. A ausência da foto não muda em nada na avaliação do recrutador.
3. Preferir o cargo à área
No objetivo profissional entre citar o cargo e a área de atuação fique com a segunda alternativa. Ao informar o cargo o candidato pode ser eliminado já que as nomenclaturas variam muito de empresa para empresa. Exemplo: Vendas (varejo) e não Supervisor de Vendas.

4. Informar redes sociais
O profissional só deve informar o endereço de rede social se julgar a ferramenta adequada. O Linkedin, rede de relacionamento profissional em que é possível visualizar o resumo do currículo. Na opinião da consultora, o candidato não deve mencionar as mídias sociais em que expõe mais a vida pessoal.
5. Cursos fora da área ou defasados
O profissional sabe que o recrutador valoriza a formação constante e vai "incrementando" o currículo com cursos realizados durante toda a trajetória sem nenhum critério. Se você faz isso, reveja agora o seu documento. Um curso de culinária ou de vinhos só será interessante se o profissional trabalha na área gastronômica ou de nutrição.
6. Desequilíbrio entre formação e experiência
Não dê mais importância à formação acadêmica em detrimento da experiência e vice-versa. O currículo deve retratar com coerência a trajetória profissional. Se você tem poucos anos de experiência não faz sentido ter um currículo com muitas páginas. Por outro lado, não corte informações importantes que possam te vender.
7. Citar características comportamentais
Iniciativa, espírito de equipe e liderança, facilidade na comunicação, entre tantas outras habilidades são bastante valorizadas pelas companhias, mas não é para estampar no currículo. Informe resultados obtidos em sua carreira. os números são muito bem-vindos. Se você não pode quantificar os resultados, cite alguma atividade em que fez a diferença. Competências comportamentais são checadas na entrevista.
8. Apelar para o social
Houve uma fase em que o profissional socialmente responsável tinha pontos com o recrutador. A onda, contudo, passou. A verdade é que nem todas as empresas estão interessadas em causas maiores, nem quer saber se você participa delas. Às vezes a organização até valoriza esse tipo de ação, mas não está procurando profissionais com esse perfil. A informação também pode ser mencionada durante a entrevista de emprego.
9. "Matar" a língua
Salvo alguns cargos, ter pleno domínio da língua portuguesa não é exigência das empresas. Isso não quer dizer que você pode escrever o currículo como se estivesse teclando com um amigo no Messenger. Dependendo da falha você pode ser desclassificado. Conte com o corretor ortográfico e dicionário. Em caso de dúvidas, peça para alguém revisar seu currículo.

Boa Sorte!!!

Nenhum comentário: