Pesquisar este blog

O QUE FAZ UM SEXADOR DE AVES?

Há pouco mais de um ano só existiam 85 sexadores de aves em atividade no País. Salário inicial? R$6.000,00.
VELOCIDADE NÃO É TUDO. Mesmo em ritmo acelerado, a taxa de erro máxima de um sexador é estimada em 2%. Para atingir esse patamar, são necessários pelo menos dois anos de treino. Apesar da remuneração alta, há o desgaste com viagens frequentes. Ou seja, ganha bem e viaja o tempo todo. Tá interessado?
Eles tem a difícil, acreditem é mesmo difícil, missão de identificar o sexo de pintinhos de um dia, separando machos para descarte e as fêmeas para matriz. É uma tarefa para poucos e que não se ensina em nenhuma universidade.
Como isso é feito? observando uma a uma, a cloaca dos pintinhos e por uma leve diferença de cor dá a sentença: macho ou fêmea. Parece simples? Para acertar já no primeiro dia pós-ovo, são necessários anos observando literalmente milhares de cloacas (ver vídeo abaixo) ou até mesmo alisando-as. Isso mesmo, uma outra técnica japonesa, criada no começo do século 20, identifica o sexo das aves considerando uma "leve saliência na cloaca dos machos".
Tudo começou pela necessidade de aumentar a produtividade das granjas, que só criam as fêmeas e não podiam esperar mais de um mês até conseguir identificar e só então sacrificar os machos. Nos casos de aves que não são sacrificadas de início, como os frangos para corte, separar por sexo no primeiro dia é útil para oferecer a melhor alimentação às fêmeas, que são preparadas para procriar.

PROGRAMA DA REDE GLOBO:

DEPOIMENTO DE UMA PROFISSIONAL DO SEXO DAS AVES:

Nenhum comentário: